10/05/11

Em contra-relogio - by Autosport.pt

 Ao melhor estilo de um contra-relógio de uma qualquer prova de ciclismo, a passagem do Crosscar por Mação foi a mais rápida de sempre com pouco mais de quatro horas a chegarem para treinos, corridas de qualificação e finais!
Crosscar passou por Mação em contra-relógio -
O 'causador' de tal feito foi o Track-day que estava previsto para o mesmo fim de semana e que, entendeu a entidade federativa, não poderia ser realizado em simultâneo com a prova dos Nacionais. Com isso, e para não juntar uma prova federada a outra que, para todos os efeitos, não o era, foi realizado o programa do Crosscar apenas na manhã de domingo, obrigando equipas e pilotos a um esforço extra para fazer face as exigências de manutenção dos monolugares entre cada corrida...

A primeira de António Fernando

Após ter ameaçado na primeira prova do ano em Foz Côa, António Fernando conseguiu em Mação uma saborosa vitória que o coloca na liderança do Nacional de Crosscar. Depois de um quase capotanço nas corridas de qualificação, liderou a final desde o apagar do semáforo, realizando uma prova isenta de erros com um ritmo que apenas Pedro Rosário, autor da pole-position, conseguiu acompanhar. No entanto, a história da corrida poderia ser outra não fossem os muitos toques ocorridos na primeira volta que "esticaram" o pelotão...Na luta pela terceira posição, Luís Oliveira acabaria por levar a melhor sobre Luís Ascenso, relegando o vencedor da primeira prova do ano para o quarto posto. Bastante prejudicado pelos toques na volta inaugural, Luís Caseiro conseguiu depois encetar uma boa recuperação que o levou até ao quinto lugar final, terminando ainda em acesa luta pela posição acima com Ascenso. Logo atrás terminaram Alexandre Durão e Hugo Castro, com Castro a perder assim a liderança do campeonato.

Troféu com andamento de Nacional

Foi pouco mais de um segundo a diferença que separou o melhor do Troféu Energia Racing do vencedor do Nacional de Crosscar no somatório das sete voltas que compunham a final de cada categoria! Principais "obreiros" desta boa performance, Saulo Dias e Samuel Isabel fizeram uma final de faca nos dentes, fugindo completamente ao resto do pelotão. Aproveitando a pole-position que conquistou nas corridas de qualificação, Saulo Dias desde cedo se colocou na dianteira, conseguindo na primeira volta um ligeiro ascendente que geriu até final. Envolto no pelotão na volta inaugural, Samuel Isabel era já segundo na primeira passagem pela meta. Pese embora o esforço, nunca conseguiu verdadeiramente incomodar o líder, mantendo a sua posição até final. Já Alcides Calçada, segundo melhor nas corridas de qualificação, apenas conseguiu acompanhar o ritmo dos primeiros das voltas iniciais, contentando-se depois com o terceiro lugar final. Com um andamento muito forte, João Macedo foi o quarto seguido a já alguma distância por Rui Nunes e Nuno Oliveira, últimos a completar as sete voltas previstas para a final.

Track-day polémico

Organizado com o intuito de preencher o programa da prova, onde apenas pontuava o Nacional de Crosscar depois da mais que previsível inexistência de interessados no Autocross, o Track-day organizado pelo Clube Automóvel de Mação começou por ser polémico ainda o evento não tinha começado. Tudo porque as premissas do evento permitiam a presença de pilotos não federados já que não era exigida licença desportiva... No entanto, deu para perceber que há "mercado" para este formato de eventos, mostrando que há que democratizar a competição automóvel em Portugal, criando estruturas para que a mesma aconteça em "ambientes controlados" e se ponha fim à proliferação das chamadas provas "pirata". Caso contrário, poderão estas iniciativas ser o princípio do fim do Off-Road em Portugal?


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