"Na sua reunião plenária efectuada no
passado dia 19 de Setembro, a Direcção da FPAK analisou a situação actual do
desporto automóvel nacional e nomeadamente a perspectiva económica menos
favorável que se prevê venha a afectar toda a economia nacional no próximo
ano.
Tendo entretanto aprovado as
seguintes alterações regulamentares para 2012:
(...)
Campeonatos de Portugal de OffRoad e de Crosscar
No seguimento das sugestões apresentadas pela
respectiva Comissão e depois de a referida Comissão ter auscultado a opinião de
diversos participantes, serão extintos os anteriores Campeonatos e Taças de
Portugal de Autocross e de Ralicross.
Passando a disputar-se em 2012, apenas um Campeonato de Portugal de OffRoad
(CPO), com um máximo de 7 provas e que englobará provas em circuitos apenas
com pisos de terra e em circuitos com pisos mistos de terra e
asfalto.
Sendo que preferencialmente e numa óptica de redução
de custos de preparação e manutenção técnica, as provas em pisos apenas de terra
se deverão disputar na fase inicial do Campeonato, só depois se iniciando as
provas em circuitos de piso misto.
l Os regulamentos passarão a admitir em todas as
Divisões do CPO a possibilidade de participarem viaturas com 2 ou 4 portas, bem
como a obrigatoriedade de que no caso de o respectivo regulamento determinar uma
altura mínima do piso dos pneus, tal medição seja efectuada antes dos veículos
entrarem em pista e não no final das corridas.
O Campeonato
de Portugal de Crosscar disputar-se-á simultaneamente nas mesmas provas que
venham a integrar o novo Campeonato de Portugal de
OffRoad.
l Grelhas de partida
As grelhas de partida para os automóveis passarão a
ter um máximo de 8 viaturas tanto nas corridas de qualificação como nas corridas
finais, no formato 3x2x3.
Nas pistas de terra, a grelha será formada na pista.
Nas pistas mistas de terra e asfalto, manter-se-ão no local asfaltado já
existente, sendo o espaçamento entre linhas de 8 metros .
No Crosscar manter-se-á o que já está regulamentado,
ou seja grelhas de no máximo 15 viaturas nas Corridas de Qualificação e de 20
nas Corridas Finais, mantendo-se a inversão das grelhas de acordo com o que foi
regulamentado para 2011.
Para os automóveis, manter-se-á a inversão das
grelhas de partida para a 2ª corrida de qualificação (apenas os cinco
primeiros), sendo que nas pistas onde obrigatoriamente for utilizada a Joker
Lap, não existirá inversão de grelha. Contudo, só nas pistas mistas (asfalto e
terra) é que poderá existir a “JOKER LAP”. A qual é contudo interdita para o
Crosscar.
l Cronometragem: será obrigatória em todas as
provas do Campeonato a utilização do programa informático da FPAK, sob a
exclusiva responsabilidade da D. Carla Pontes.
Igualmente irá estudar-se a possibilidade de
implementar um sistema de filmagem das partidas, para detectar eventuais falsas
partidas.
l Troféu
“Ernesto Gonçalves”
Foi proposto que após as Corridas Finais e segundo a
respectiva classificação dessas corridas, seja feita uma corrida espectáculo
tipo “Super Especial”.
Sendo que nela participarão os dois primeiros
classificados de cada uma das quatro Divisões do Campeonato (1, 2, 4 e 5) que
farão a corrida juntos, sendo previamente sorteados os lugares para a grelha.
Cada corrida terá sete voltas.
A categoria 6 (Iniciação) disputará essa corrida
extra só com concorrentes Iniciados.
No que se refere ao Crosscar, nela participarão os
até dez primeiros do respectivo Campeonato e os até dez primeiros do Troféu
SEMOG (nas provas em que este esteja presente), sendo também previamente
sorteados os lugares da grelha.
Não sendo permitida qualquer reparação dentro do
parque fechado, mas sendo permitido o reabastecimento, a mudança de pneus e/ou
pequenas reparações na zona da pré-grelha.
Esta Super Especial integrará o “TROFÉU ERNESTO
GONÇALVES” para Automóveis e para viaturas de Crosscar.
l Campeonatos
Apenas se disputará o CAMPEONATO DE PORTUGAL DE
OFFROAD que englobará as seguintes Divisões:
Divisão 1
Divisão 2 (apenas 2 rodas motrizes – tracção
dianteira ou traseira)
Divisão 3 – ex Divisão
4
Divisão 4 – ex Divisão
5
Divisão 5 – ex Divisão
6 (apenas
2 rodas motrizes – tracção dianteira ou traseira)
Divisão 6 – ex Divisão
8 – Iniciados
bem como o Campeonato de Portugal de
Crosscar.
l Será criado um Campeonato de Portugal Júnior de
OffRoad para todos os Condutores que completem 16 anos no ano em que tirarem as
licenças e até ao final do ano em que completem 18 anos.
A pontuação para este Campeonato será extrapolada da
classificação que cada um obtiver na Divisão (1 a 5) em que haja participado (pontuação
total).
l Havendo no mínimo cinco concorrentes pré-inscritos,
será criado um Campeonato de Portugal de Camião-Cross a decorrer nas pistas
mistas.
Os interessados deverão confirmar a sua participação
até ao final de Janeiro com a inscrição no referido Campeonato.
Caso as pistas tenham condições, poderão vir a fazer
também provas em pistas apenas de terra.
l As taxas de inscrição nos Campeonatos (Divisões 1, 2
e 3 e Crosscar) manter-se-ão iguais a 2011.
l Pontuação nos
Campeonatos:
Para as Divisões 1 a 6 do CPO, manter-se-á o mesmo sistema
de pontuações de 2011 (as duas melhores corridas de qualificação mais a da
corrida final).
Para o Campeonato de Portugal de Crosscar e por
solicitação expressa dos respectivos pilotos, o sistema de pontuações passará a
corresponder ao seguinte:
No final das três Corridas de Qualificação já é feita
uma classificação para definição da grelha para a Corrida Final através da soma
dessas três corridas.
Essa classificação passará agora a definir a primeira
pontuação para o Campeonato de Portugal de Crosscar.
A segunda pontuação para o Campeonato corresponderá à
Classificação da Corrida Final, podendo assim em cada prova, os concorrentes ao
Campeonato de Portugal de Crosscar obter apenas um máximo de duas pontuações
para o Campeonato.
l Licenças:
Para as Divisões 1 e 2 – será a Licença Nacional ou
superior,
Na Divisão 3 a Licença passa ser a Regional ou
superior, ficando igual ao Crosscar.
Para as Divisões 4 e 5 será a Licença Regional ou
superior.
Para a Divisão 6 é igual à que é já emitida –
“Iniciação”.
l Números de competição
O critério de atribuição de números será para o
Crosscar, exclusivamente a reserva do nº do Campeão do ano anterior e os
restantes 9 classificados de 2011 poderão manter o número correspondente ao da
sua classificação em 2011, desde que efectuem a sua inscrição no Campeonato até
ao final do mês de Janeiro.
A partir de 1 de Fevereiro, os números de competição
serão atribuídos sequencialmente pela ordem de inscrição no
Campeonato.
No Crosscar os números a atribuir começam no 1 e vão
até ao 25 e para o Troféu Semog começarão no 31 até 50.
Para os Automóveis, visto haver alteração de
Campeonato, tudo começa de novo, pelo que a atribuição dos números será feita
pela ordem de inscrição no Campeonato.
l Em 2012 realizar-se-ão os seguintes
Campeonatos:
Campeonato de Portugal de OffRoad (nas Divisões
1 a
5)
Campeonato de Portugal de
Crosscar
Campeonato de Portugal de Iniciados de
OffRoad
Campeonato de Portugal Júnior de
OffRoad
Troféu “Ernesto Gonçalves”
Campeonato de Portugal de Camião-Cross (a confirmar)"
In "www.fpak.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário