26/09/12

Para 2013... nada de novo!

A FPAK divulgou hoje a nova regulamentação para os diversos campeonatos motorizados em Portugal de 2013, deixando o Offroad.web.pt o resumo da "nova" regulamentação para o Off-Road. Destaque para a manutenção do campeonato "misto", quando se chegou a por em cima da mesa o "regresso ao passado", a abolição no Troféu Ernesto Gonçalves nos moldes disputados este ano e a renomeação (terceira mudança de nome...) da divisão dedicada aos jovens lobos para... Troféu Ernesto Gonçalves!

Fique de seguida com o extrato do comunidado referente ao Off-Road:

10) Campeonatos de Portugal de OffRoad (CPOFR), Crosscar (CPKx) e Camião Racing (CPCR)
Os Campeonatos de Portugal de OffRoad e Crosscar 2013 disputar-se-ão num máximo de 7 ou 8 provas e englobarão provas em circuitos apenas com pisos de terra e em circuitos com pisos mistos de terra e asfalto.
Sendo que preferencialmente e numa óptica de redução de custos de preparação e manutenção técnica, as provas em pisos apenas de terra se deverão disputar na fase inicial do Campeonato, só depois se iniciando as provas em circuitos de piso misto.
 Manter-se-á o Campeonato de Portugal Júnior de OffRoad para todos os Condutores que completem 16 anos no ano em que tirarem as licenças e até ao final do ano em que completem 18 anos.
A pontuação para este Campeonato será extrapolada da classificação que cada Condutor obtiver na Divisão (1, 2, 4 ou 5) em que haja participado (pontuação total).
 O Campeonato de Portugal de OffRoad – Iniciação (Divisão 6) manterá a mesma regulamentação de 2012 e passará a designar-se, em homenagem a um dos grandes impulsionadores do OffRoad em Portugal, como “Troféu Ernesto Gonçalves”.

 O Campeonato de Portugal de Camião Racing terá 4 ou 5 provas a decorrer nas pistas mistas. Contudo e caso as pistas tenham condições técnicas, poderão vir a fazer também provas em pistas apenas de terra.
 Campeonatos
O Campeonato de Portugal de OffRoad englobará as seguintes Divisões:
Divisão 1
Divisão 2 (apenas 2 rodas motrizes – tracção dianteira ou traseira)

Divisão 4

Divisão 5 (apenas 2 rodas motrizes – tracção dianteira ou traseira)

Divisão 6 – Iniciados (“Troféu Ernesto Gonçalves”)
 Pontuação nos Campeonatos:
Para as Divisões (1, 2, 4, 5 e 6) do CPOFR, manter-se-á o mesmo sistema de pontuações de 2012 (as duas melhores corridas de qualificação, mais a da corrida final).
Para o Campeonato de Portugal de Crosscar e por solicitação expressa dos respectivos pilotos, o sistema de pontuações será igual ao praticado em 2012,
No final das três Corridas de Qualificação é feita uma classificação para definição da grelha para a Corrida Final através da soma dessas três corridas.

Essa classificação definirá a primeira pontuação para o Campeonato de Portugal de Crosscar.

A segunda pontuação para o Campeonato corresponderá à classificação da Corrida Final, podendo assim em cada prova, os concorrentes ao Campeonato de Portugal de Crosscar obter apenas um máximo de duas pontuações para o Campeonato.
No que se refere ao Campeonato de Portugal de Camião Racing, o sistema de pontuações será o mesmo que se verificou em 2012.
 Não havendo em 2013 inscrições prévias nestes Campeonatos, uma prova só será pontuável para cada uma das Categorias ou Divisões de qualquer dos Campeonatos, se nelas participarem um mínimo de quatro concorrentes.
 Licenças Desportivas 2013:
Para as Divisões 1 e 2 – será a Licença Nacional (ou superior)

Para as Divisões 4 e 5 – será a Licença Regional (ou superior)

Para a Divisão 6 – será a Licença Regional “Iniciação”

Para o Crosscar e Camião Racing – será a Licença Regional (ou superior)
 Números de competição
O critério de atribuição de números será para todas as disciplinas de OffRoad, exclusivamente a reserva do primeiro número ao Campeão do ano anterior. Sendo os restantes números de competição atribuíveis a partir da primeira prova em que se inscrevam.
 Cronometragem: será obrigatória em todas as provas dos Campeonatos a utilização do programa informático da FPAK, sob a exclusiva responsabilidade da D. Carla Pontes.
Continuará a analisar-se a possibilidade de se vir a implementar brevemente um sistema de filmagem das partidas, para detectar eventuais falsas partidas.
 “Troféu Ernesto Gonçalves”,
Criada em 2012 por proposta dos Clubes Organizadores e Pilotos, uma nova competição denominada “Troféu Ernesto Gonçalves”, a qual tinha em mente proporcionar maior interesse para os espectadores, a constatada fraca adesão dos pilotos pelos mais diversos motivos, levou a que a mesma não se volte a disputar em 2013.

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