19/03/12

Off-Road arrancou em Chorente

A jornada inaugural da temporada de Off-Road teve como palco a nova pista de Chorente, que aqui tinha a sua prova de fogo nos nacionais depois de no ano passado ter acolhido uma prova extra-campeonato. Embora com um programa demasiado longo, que motivou longos intervalos em corridas, a prova de Chorente teve o condão de trazer algumas surpresas e outras tantas confirmações...

Nuno Ralha surpreendeu na Divisão 1
A maior surpresa aconteceu na Divisão 1 com Nuno Ralha a estrear-se da melhor forma na divisão rainha. Ninguém esperaria que na sua prova de estreia Nuno Ralha se sentisse como peixe na água na encadeada pista de Chorente, beneficiando de um traçado que parece ter sido criado a preceito para a notável agilidade do carro nipónico. De facto, Ralha subjugou o principal favorito, Pedro Matos, que teve que lutar com a sua montada, pouco habituada a traçados tão sinuosos. Na final, Ralha aproveitou a pole-position para desde cedo assumir a liderança, posição que não perderia até final. Já Pedro Matos, que ainda tentou nas voltas inaugurais importunar Ralha, foi depois forçado a baixar o ritmo quando um princípio de incêndio começou a deflagrar no seu Xsara, terminando ainda assim a corrida no segundo posto. Mais atrás, Carlos Silva e José Pereira discutiam a terceira posição com o piloto do Mitsubishi a ser terceiro até cerca de metade da prova. Depois disso, José Pereira, que aqui estreava um novo Xsara WRC em tudo idêntico ao de Matos, subiu ao derradeiro lugar do pódio, beneficiando dos problemas mecânicos do seu adversário.

A confirmação de Paulo Reis
Nos duas rodas motrizes, que aqui correram juntos (Divisão 2 e Divisão 5), Paulo Reis confirmou o favoritismo com uma retumbante vitória na final, depois de nas corridas de qualificação ter já aplicado a mesma “dose”. A surpresa veio desta feita do segundo classificado, Hélder Silva, que nesta sua prova de estreia levou o pequeno Opel Corsa ao lugar intermédio do pódio frente a máquinas bem mais potentes. Com muito maior confiança no Peugeot 206 GTi, Filipa Sanguedo imiscuiu-se sempre na luta pelos primeiros lugares nas corridas de qualificação mas alguns toques foram impedindo melhores resultados. Já na final acabou por brilhar conseguindo um bom terceiro lugar final. No quarto posto ficou Pedro Ribeiro, vindo do troféu de Iniciação, que mostrou bom andamento sempre que o Opel Kadett que “herdou” do seu pai Olavo Ribeiro assim o permitiu. José Castro, também em estreia com o Seat Ibiza Turbo, acabou por completar apenas uma volta na final, depois de ter demonstrado bom andamento nas corridas de qualificação. Por último, José Sousa ficaria logo na primeira curva da final com o Peugeot 205 GTi.

Luta renhida na Iniciação
Nos juniores foi onde a competição foi mais renhida, com os jovens pilotos a lutarem taco-a-taco pelos lugares cimeiros. Combativos e com o sangue na guelra, foram por vezes longe de demais com os toques a pautarem esta jornada inaugural e a definirem, inclusive, o vencedor final... Depois de uma vitória e dois segundos lugares nas corridas de qualificação, Hugo Lopes partia da pole para a finalíssima mas logo no arranque viu-se suplantado pelo estreante Pedro Alves que, com o carro campeão da época passada, assumiu a liderança na primeira curva. Pouco depois, um toque entre ambos motivou a mudança do líder, com Lopes a assumir a cabeça da corrida até ao final da bandeira xadrez. Muito próximo da dupla da frente, o campeão em título Rafael Lobato aproveitou depois da melhor forma um deslize de Pedro Alves para subir ao segundo posto, com Alves a ter que se contentar com o derradeiro lugar do pódio. Mais atrás, Bernardo Maia ficou com o quarto lugar final neste seu regresso ao fiável Starlet, com Ivo Martins (que capotou no Sábado) e André Carvalho a terminarem nas posições seguintes. No entanto, já após o final da corrida, Hugo Lopes viria a ser penalizado em cinco segundos, penalização motivada pelo toque em Pedro Alves. Com isso, Rafael Lobato recebeu a vitória de bandeja, com Pedro Alves a ser segundo e Hugo Lopes a cair para terceiro.

O campeonato prossegue agora nos próximos dias 21 e 22 de Abril na ribatejana Pista da Boavista, em Mação.

Sem comentários:

Enviar um comentário